Psicoterapia Online
- psidyullia
- 15 de set. de 2025
- 3 min de leitura
✨Você já pensou como a psicoterapia online pode te ajudar e se adequar a sua realidade?
Nos últimos anos, os atendimentos psicológicos online se tornaram uma opção acessível e eficaz para muitas pessoas.
Segundo Possidônio (2023), inicialmente, a prática via TDICs era permitida apenas para projetos de pesquisa, através da Resolução Nº 003/2000). Posteriormente, o CFP autorizou a Orientação Psicológica Online (Resolução Nº 012/2005 e 011/2012), mas com o máximo de 20 encontros, com o caráter informativo e sem fins terapêuticos. Já em 2018, houve uma flexibilização, com a Resolução de nº 011/2018, que autorizou a prestação de consultas e atendimentos em diversas áreas da Psicologia. Mas foi com a pandemia da COVID-19 que esse serviço se ampliou definitivamente, com isso CFP emitiu a Resolução Nº 004/2020, norteando os atendimentos online nesse período. Atualmente, tal prática é regulamentada pela Resolução Nº 9, DE 18 DE JULHO DE 2024, que revogou as Resoluções anteriores.
Assim, o CFP define essa modalidade de atendimento como a atividade profissional exercida pela psicóloga que envolva emprego das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) para as mediações entre as partes envolvidas no serviço.
🧑💻🌐O atendimento Online permite a conveniência de encontrar suporte psicológico em qualquer lugar, como a própria casa, além da flexibilidade de horários, e ampliação do alcance de profissionais. Mas isso não diminui a qualidade técnica e ética que deve ser prezada nos atendimentos.
O ambiente virtual deve ser seguro e protegido, com o mesmo sigilo e ética do atendimento presencial. Gonçalves e Neto (2023) destacam a importância de se manter a estabilidade do setting terapêutico, garantindo o sigilo e a continuidade do processo. Dessa forma, é dever do psicólogo avaliar criticamente, o ambiente em que as sessões vão ocorrer, promovendo privacidade na intervenção.
Além disso, deve se atentar para o estabelecimento de vínculos, que tem seus próprios contornos nesse formato e a adaptação de recursos para essa modalidade, desde que tenha aval para isso. Outro ponto de destaque é quanto às competências profissionais e o público atendido de forma online, os quais o psicólogo deve avaliar com responsabilidade sobre os limites e possibilidades de atuação (CRP-PR, s.d).
✅🔱 Com relação a efetividade, Sousa e Tozatto (2024) destacam, por meio de uma revisão de vários estudos, que os tratamentos online e presenciais foram considerados com semelhante eficácia. Segundo as autoras, o atendimento psicoterapêutico on-line “demonstra ser extremamente eficaz, sem prejuízos no progresso ou na efetividade do processo terapêutico”. Além disso, não compromete a formação do vínculo terapêutico, este que é necessário para um bom andamento da psicoterapia. Sem a presença física é preciso adaptações, mas estas não prejudicam o processo desde que bem estabelecido. Ademais, a psicoterapia online exige maior disciplina e comprometimento por parte do paciente, e mais atenção e cuidado, por parte do psicólogo(Sousa & Tozatto, 2024).
Assim, desde que o paciente esteja envolvido e aberto a esse processo, bem como o psicólogo maneje bem as sessões de forma remota, a psicoterapia online permite bons resultados. Para além disso, pode ser ainda mais promissora, uma vez que torna o tratamento mais acessível e amplia o alcance entre pacientes e profissionais.
Portanto, para embarcar nessa jornada de autoconhecimento e cuidado você só precisa de um lugar tranquilo, uma conexão de internet e estar aberto a essa transformação.
🌱 Tem dúvidas sobre como funciona? Fique à vontade para perguntar nos comentários ou enviar uma mensagem. Vamos conversar sobre como o atendimento online pode se encaixar na sua rotina e nas suas necessidades.
-
Conselho Regional do Paraná - CRP-PR (s.d). Guia de Orientação - Atendimento Online. <https://crppr.org.br/guia-atendimento-online/>
Gonçalves, C. M., & Neto, J. L. F. (2023). O Atendimento Psicológico On-Line: Uma Revisão Sistemática Da Literatura. Revista Foco, 16(5), e1723-e1723.
Possidônio, Francisca Enislane Nascimento (2023). Regulamentação ética no atendimento clínico online com base nas orientações do conselho federal de psicologia (cfp). Psicologia, Volume 27 - Edição 128/NOV.
Sousa, Izabela Martins de; Tozatto, Alessandra (2024). Psicologia Na Era Digital: Uma Revisão De Literatura Sobre As Vantagens E Os Entraves Do Atendimento Psicoterapêutico On-Line. Ciências da Saúde, Volume 28 – Edição 138/SET 2024.

Comentários